Aqui você vai encontrar 8 dicas de imersão em inglês e como deixar seu estudo ainda mais leve e divertido!
Trouxe super dicas de imersão para você turbinar os seus estudos.
Já aviso que é um pouco desconfortável sair da zona de conforto, não é mesmo? Já passei por essa fase onde não entendi nada e tive que buscar palavra por palavra e me acostumar com o idioma inglês. Sempre procuramos correr do desconhecido, daquilo que nos faz quebrar a cabeça e se esforçar. Pois digo que é tudo condicionamento! Não estamos acostumados a ler em inglês a todo momento, preferimos ver as coisas legendadas e correr para ver a tradução de tudo. Então acaba dando mesmo uma dor de cabeça quando nos esforçamos para entender a língua.
Mas se anime porque é aos poucos, degrau por degrau que é possível chegar aonde queremos chegar. Por isso proponho um desafio para você! Escolha uma dessas dicas e teste por um mês, depois venha comentar se você conseguiu se adaptar.
E se você é aventureiro por natureza use quantas dicas conseguir!
1. Ouça podcasts, música, rádio
Acostume o seu ouvido com a língua inglesa mesmo que ainda não entenda 100% do que escuta. Você vai notar que algumas palavras ficarão mais claras com o passar do tempo e vai entender melhor as estruturas das frases e decorar vocabulários com mais facilidade.
Ouça nativos e não nativos falando inglês, mesmo se precisar usar a legenda ou ouvir várias vezes o mesmo áudio ou episódio. Dessa forma, você compreende como a língua funciona na realidade e ainda aprende sobre a cultura, as expressões do dia a dia e os diferentes sotaques.
Lembre-se que a língua inglesa é uma língua global! Então pessoas de todo o mundo a utilizam, foque primeiramente em tentar compreender o inglês geral aquele mais formal ao invés de sotaques específicos e gírias. Então, ouça de tudo um pouco!
2. Leia um livro inteiro em inglês
Pode parecer difícil no começo, mas seu nível de compreensão subirá rapidamente ao ter contato com a grafia e estruturas gramaticais com tanta constância. Você ainda vai rever vocabulários e aprender coisas novas sempre.
O hábito da leitura é incrível tanto em inglês como português! Quanto mais vocabulário mais rápido será para decorar novas palavras e frases.
Opte por ler uma página por dia, uma matéria de jornal, um livro que já tenha familiaridade, um blog, um romance ou um conto pequeno e vai aumentando até não precisar tanto de um tradutor.
Não se esqueça de anotar, traduzir e estudar as palavras desconhecidas em outro momento.
🤓 Desafio! Escolha um livro e se desafie a terminar ele completamente
3. Procure temas que você goste no idioma que quer aprender
Dessa forma o aprendizado se torna mais atrativo para você e menos cansativo. Se gosta de ouvir música faça uma lista de músicas que quer aprender e tire um momento para cantar e realmente estudar palavra por palavra. Se tem um artista que gosta muito, veja entrevista no idioma dele. Assista séries com legenda em inglês, ouça audiobooks, leia fanfics, leia histórias em quadrinhos e memes nas redes.
Assim, você compreende como a língua funciona na realidade tendo contato com texto de diversos gêneros e também aprende sobre a cultura.
Novamente, aprender com o que você gosta de forma descompromissada é muito mais divertido e produtivo, você nem vai notar o quanto está aprendendo realmente. Utilize as redes sociais ao seu favor, se comunique com pessoas que falam inglês.
4. Tenha contato com o idioma todos os dias
É excelente para não esquecer o que está assimilando. Faça um desafio de estudar 30 minutos por 30 dias. Não se esqueça de focar em uma habilidade por dia. Por exemplo:
Segunda - Reading
Terça - Listening
Quarta - Speaking
Quinta - Writing
Sexta - Gramática
Sábado e Domingo - Estude com algo que gosta ou tenha familiaridade
Você pode aproveitar e simplificar tudo com o Anki. - Conheça mais essa ferramenta poderosa!
5. Tente se comunicar escrevendo
Pode ser difícil lembrar da grafia correta, porque se você é iniciante pode ser confuso conectar o som, grafia e significado da palavra. São três coisas diferentes para associar então, já se conforme que você vai escrever muita coisa errada! Mas errei bastante, porque isso faz parte do processo. Lembre-se que você não costuma escrever perfeitamente na sua própria língua. Fazemos erros a todo momento.
Use um tradutor ou outras ferramentas para corrigir os seus erros depois, o foco é lembrar as estruturas e reproduzir.
Faça post-its e cole em objetos ao seu redor
Crie uma lista de palavras e frases que quer saber falar
Escreva um diário descrevendo seu dia-a-dia
Mande mensagens para um amigo(a) e conversem só em inglês
6. Tente se comunicar falando
Essa habilidade faz parte do output. Ou seja, a comunicação é a segunda etapa desse processo de aquisição de um segundo idioma. Depois que tiver uma base de vocabulário considerável você vai conseguir externalizar tudo o que sabe com o que possui.
Então,
reproduza diálogos
se grave falando sobre um determinado tópico
leia scripts e textos em inglês em voz alta para se acostumar com a pronúncia
entre em grupos de conversação para praticar
No começo você vai se pegar tentando traduzir tudo do português para a língua inglesa. Mas tente não fazer isso! Forme frases em inglês diretamente! Pois, como não podemos traduzir muita coisa do português para o inglês o contrário também acontece.
Converse em grupos de conversação para dar aquela destravada. Há pessoas que conseguem se comunicar facilmente usando o pouco que sabem de inglês e outras que apesar de estudar muito se perdem na hora de conversar com alguém. Então é bom desde o começo já ir praticando com o que já possui.
7. Mude seu celular para inglês
Pode ser desafiador, mas se você sonha em ser fluente é necessário se desafiar cada vez mais! Mude o idioma do seu computador e dos aparelhos eletrônicos ao seu redor simulando como se estivesse de fato em um ambiente estrangeiro.
Isso vai te forçar a pesquisar palavras desconhecidas e ter maior contato. Mas sugiro fazer isso quando não for totalmente iniciante.
8. Use um dicionário em inglês ou bilíngue
Essa dica é para os estudantes intermediários e avançados. Busque pesquisar as palavras que desconhece em um dicionário bilíngue ou diretamente em inglês. Porque você vai aprender com outras definições, conhecer palavras parecidas, opostas, ter contato com diversos exemplos. Você irá se desafiar muito mais do que só jogar no tradutor.
Pense como você já faz isso com português ao se deparar com uma palavra estranha. Há diversas maneiras de descrever algo e inglês isso também acontece.
Gostou das dicas nossas 8 dicas de imersão em inglês?
Compartilha com a gente qual você vai usar
Conheça o Intagram Going English
A Going English te deseja todo o sucesso!
Comentários